segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Verão em Paris, sem praia nem tempo...mas com casa nova.

Eu escrevia os outros blogs, de Pau e de Paris para manter os queridos informados das novidades. Mas acontece que esses posts servem também de memória para mim, e estava com uma certa saudade de escrever pelo simples prazer de escrever, então, vou recomeçar. Até porque senão perco o hábito.

Faz mais de um ano que estou morando em Paris e a novidade não para nunca.

Desde o meu retorno do Brasil, final de junho, não parei, não dei notícias e não escrevi nenhum e-mail para ninguém, fora os muitos parabéns do mês de agosto.
Então, muita coisa aconteceu. 

Primeira grande mudança: casa nova. E que mudança.
Foram dois meses de visitas de apartamento em Paris e nas Banlieues  próximas. Banlieue é o que está colado em Paris, mas não é Paris. Tem as ótimas e as mais ou menos. Encontrar um ap em Paris é uma missão, um trabalho em tempo quase integral e tenho que confessar que não quero passar por esta, outra vez, tão cedo na minha vida. Credo. Entre as visitas de apartamentos feios e sujos, no quinto andar sem elevador, em ruas estranhas e as visitas de apartamentos legais, caríssimos e que outras 40 pessoas querem, encontramos nossa alegria em Saint Mandé, coladinha em Paris, duas estações de metrô de onde eu morava antes. Delícia. 





A mudança em si, foi outra história. Muitas caixas, muitaaaaas caixas, muita coisa foi para o lixo e e as malas. Eu não lembrava que tinha tanto livro e tanto sapato. AFFF.
Fora as malas e etc, nós precisávamos de móveis. E neste caso, uma visita a IKEA foi indispensável. É de enlouquecer. Durantes os SOLDES (promoção de verão) então da vontade de comprar tudo. Mesmo se agora minha casa tem quarto e sala, grande luxo, tive que me segurar. Risos. Mas os móveis foram comprados, entregues e montados por nós. A casa ficou lindinha, e parece que eu moro aqui desde sempre. 







Na rua adjacente a minha tem um quatro padarias, um açougue fino, uma loja de temperinhos, uma outra de perfumes e um restaurante japonês, fora as quatro floriculturas e as lojinhas caras de um tudo. Na rua de depois, tem a piscina, o parque que se liga ao bosque de Vincennes, Banlieue visinha e ao castelo desta... Fino. Todo domingo tem marché, mercado na rua que vende de um tudo e anima a cidade até a hora do almoço. Depois todo mundo some e imagina-se que os almoços estão acontecendo nas varandas.


lago de Saint Mandé, do lado de casa

As varandas e terraços no verão são importantíssimos. Restaurante com vista para o sol é garantia de sucesso. Viva o esporte nacinal preferido dos franceses: O café. Não pratiquei o tanto que gostaria este esporte neste verão mas ainda está em tempo. O frio ameaça, mas ainda não chegou.

Quanto ao tempo, depois da mudança tive uma semana atoa que muito me agradou. Revi alguns amigos e arrumei os pensamentos. Mas logo em seguida, comecei a trabalhar em um restaurante argentino em pleno quartier latin, Na esquina quase do boulevard Saint Germain.
Para encurtar uma longa história: trabalhar em um restaurante em Paris tem as seguintes vantagens:
1-      Paga-se muito bem
2-     Você janta de graça todos os dias.
3-     Você tem uma gorgeta bacana toda noite e gasta isso sem muito complexo.
4-     Você trabalha de noite, então,  em tese, aproveita o seu dia.

El Palenque, o restaurante

Mas tem grandes desvantagens também. O desafia mental é limitado. Os clientes as vezes são beeemmm franceses, e por consequência, bemmmm chatos. O meu chefe é bipolar, então nos dias de nervo, melhor que a casa esteja cheia, assim não dá tempo de conversar. Eu já estava de saco cheio. Fora que aproveitar o dia estava ficando difícil porque eu acordo ao meio dia. Então....
Arrumei outro trabalho. Num teatro. Nada de muito glamour não. Vou ser o quebra galho, secretária etc... Já é uma evolução, tenho uma mesa e um pc, trabalho sentada e o ambiente é super legal. O único problema é que tenho que dar o aviso prévio no restaurante, então, durante dez dias, vou trabalhar como uma louca nos dois, mas... é assim, em Paris, o verão acaba e o tempo acaba com ele. Vai recomeçar a correria de sempre. E como os dias ficam mais curtos também, a sensação de falta de tempo aumenta. Mas, tá bom também.

Paris Dicas:

Eu fiz algumas descobertas sobre Paris esse verão. O ano passado não reparei tanto porque tudo era novidade mas esse ano me dei conta que Paris em julho-agosto tem de tudo, menos os parisienses. Todo mundo sai de férias, e a cidade fica vazia de parisienses. É LINDO! Muitas lojas fecham, restaurantes também, mas tem tantos que nem faz falta. LINDO! Venham para Paris em julho e agosto!

Outra coisa, descobri o local para realmente aproveitar o SOLDES, promoção de verão. É um shopping outlet em uma banlieue um pouco longe mas que tem quase todas as super marcas do tipo Valentino, Dior, D&G etc... tem também outras menos finas, mas alto nível. Tudo com desconto, e no solde, mais desconto ainda. Chama La valée village, e descendo na estação do trem, tem um motorista que leva e traz as pessoas do outlet. Fino, mesmo. http://www.lavalleevillage.com/fr_FR/cat/women

A Fauchon, confeitaria fetiche de Paris, lançou este verão um eclair, uma bomba, arco íris e recomendo a todos ir tomar um café por lá; É carinho, mas em um dia de moral baixa, comer uma bomba multiolorida, em um decor lindo e de frente para Madeleine merece os euros a mais. http://www.fauchon.com/fr/fr/notre-actualite/animation/juin-2010/eclair-rainbow.html#/notre-actualite/animation/juin-2010/eclair-rainbow


Quanto ao bar do verão, ainda nao descobri um melhor que uma visita ao mercado aligre no domingo e o Baron Rouge, bar de vinhos que tem ao lado. Uma cervejinha gelada depois de ter comprado as frutas deliciosas do verão ( cerejas, melão rosa, mirabelas, framboesa etc), não tem preço.


Mas meu programa favorito do verão é o pique nique. Na île Saint Louis, em um dos muitos parques ( Buttes chaumont é top) dá de dez em qualquer restaurante estrelado. Mas se for fazer um programa em restaurante, a nova moda do verão parisiense é o brunch de domingo no bairro Marais. Tem de todos os preços e gostos.

pique nique no jardim promenade plantée


Ontem, fui com o amor e dois amigos queridos a um restaurante brasileiro pela primeira vez, aqui em Paris. Cham Corcovado. Como estava friozinho, nod deleitamos com mandioca e feijoada, risos, super light. Mas uma delicia.



No mais, este fim de verão vai voar, vou fazer uma “escapada” ao sul semana que vem, perto de Pau e depois vai ser aquela preparação para a volta as aulas.

Beijos para todos

3 comentários:

  1. Oi minha Linda,

    Que bom que vc voltou a escrever! Bom pra vc e para nós, que já estávamos com saudade das novidades! Espero que o novo emprego seja tudo de bom, um início para vc começar a trabalhar naquilo que realmente gosta.
    Beijos
    Lalá

    ResponderExcluir