quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem é vivo, acaba dando notícias!



 
Hello hello a todos, quanto tempo não escrevo neste blog semi abandonado!
Não foi falta de tempo, nem falta de notícias... foi simplesmente o fim do ano que chegou, bem depressa e com ele, muitos eventos, muitas coisas para fazer e o frio!
Sim, o frio é imbatível, incansável e duradouro.

Já faz mais de dois anos que estou aqui, este é meu tercero inverno europeu e confesso que meu DNA brasileiro não foi feito para isso.

Minha passagem pelo Brasil em novembro foi só alegria. Belo Horizonte, rapidinho, somente para dar oi às montanhas e ver os queridos que o tempo permitiu. Depois, aquela Bahia linda, calorenta e cheia de cores e de sabores, que me fez um bem enorme! Casamento de dois queridos, com tantos outros queridos por perto, é felicidade demais! Mas durou pouco e acabou!

O retorno à França foi meio choque, meio nada vai, total choque!
Parti de Salvador com a temperatura de 35° deliciosa e cheguei em Orly no negativo, -2°. Que absurdo! Fora que o jantar da TAP não concordou com meu estômago e, na minha escala em Lisboa, acabei na salinha da Cruz Vermelha, tomando Dramim e soro caseiro! Vou te contar, que retorno.

Cheguei no movimento total. Os pais do amor hospedados na minha casinha, o trabalho que recomeçava no dia seguinte, as aulas, os trabalhos de fim de semestre, preparativos para o Natal, o frio.... AH O FRIO, lá vem ele outra vez....Ninguém merece!

Só que o frio esse ano veio diferente, veio com muita neve, coisa que em Paris não é muito normal não. E é a única coisa do frio que eu gosto: a neve! Quando neva, acontece algo de mágico, de diferente... A neve acalma. Parece que todo o branco que vem com ela acalma aqueles que andam nas ruas e avenidas da cidade! A neve compensa o frio... quando neva, até vale a pena sentir frio!

Do lado da minha casa, no grande bosque de Vincennes, eu andei por muitas horas na grama coberta de neve. Vi os pássaros tentando quebrar o gelo do lago Saint Mandé para uma pescaria invernal e crianças enlouquecidas fazendo bonecos de neve. Um dia, lá pelas onze da noite, eu e meu chéri fomos fazer uma sessão noturna de esqui bunda! Ai que delícia! Um saco de lixo, um bom par de luvas e morro abaixo na neve. Sentir frio, nessa hora, vale a pena.



Mas Fora as crianças, eu e os turistas, os parisienses não curtiram tanto assim não. Foi um caos... nada de ônibus, os trens que ligam a capital ao subúrbio ficaram lentos... por consequência, o metrô lotou! Carros atolados, aeroportos semi fechados e hotéis lotados. Eu só fiquei pensando como o povo do Canadá funciona? Como na Suécia, em Boston etc, onde há sempre neve, todo mundo funciona direitinho e em Paris, é uma crise total!

deco de natal da galeria lafayette
Eu passei perto de sofrer as conseguências desse frio nevado. Normalmente, eu pegaria um vôo, dia 24 de dezembro cedo, para ir ao sudoeste francês, para o natal com a família do chéri. Mas não sei porque, não estava com boa intuição. A neve deveria parar, normalmente, nada de neve no natal, mas quando não.... quadro dias sem parar! Num impulso, eu comprei uma passagem de trem de última hora, com um preço não tão absurdo e viajei pelos trilhos um dia antes. Foi a minha sorte, porque nenhum vôo de Paris aterrisou em Pau no dia 24 de dezembro... e eu quase passei natal sola na cidade luz! Credo!

Pau foi uma pausa na minha rotina invernal! Primeiro que là faz, em geral, 8 graus a mais que Paris, quase um verão! E que você olha para o lado, tem uma montanha coberta de neve. Você olha para o outro lado e tem outra. Que paz!
Fora a paz, tivemos os vários encontros gastronômicos. Não são refeições, são delírios do estômago... experiências mágicas do paladar! Sem exagero.

Sexta, 24/12: jantar na casa da minha cunhada.
Aperitivo:  Vinho branco ou champagne ( coca cola para chéri, que não bebu e portanto, dirigiu) acompanhados de salmão defumado, blinis e ovas de peixe.
Entrada: Fois gras com ão de mel e espéciarias, et outros canapés... aiii, até comi o fois gras desta vez e estava gostoso!
Prato: Peru assado, cogumelos da estação grelhados, batatas coradas, molho de ervas e muito vinho tinto!
Queijo e salada... é minha gente, a salada vem depois do prato, com queijos e mais vinho.
Sobremesa: Trufas feitas em casa, a tradição francesa, buche de noel, aquele sorvete em forma de tronco... chocolate, café, mais vinho, digestivo, amigo oculto, outro café, mais um vinho? Claro!
a belle familia                                                               chéri que prepara o jantar...hahahahaha



Sábado, na casa da sogra. ( que possui um restaurante e cozinha bem bem bem)
Aperitivo: vou deixar vocês verem as fotos

Entrada: frutos do mar ao molho de vinho branco e seu pequeno folhado.
Prato: Filet assado, com batatinhas delfinas, aspargos enrolados com uma fina fatia de bacon et o molho...hum o molho.
Queijos e salada ( provenientes do produtor local maravilhoso que você quer como fornecedor direto...) mais vinho
Sobremesa: Café gourmet! Um sorbet de maça verde, acompanhado de um biscoito amanteigado e de macarrooooonnns. Ai, nem sei o que dizer!


Depois disso, nada consegue explicar o estado de sonolência de todo seu corpo e o pior, sem a menor dor na consciência!

Domingão, para queimar um pouco do abuso, fomos esquiar, em uma pequena estação de esqui pertinho de uma cidade que se chama Laruns. Eu estive em Laruns logo quando cheguei em Pau, em 2008. Foi minha primeira visita no país basco e adorei voltar. Na primeira vez, fui na festa do queijo de leite de ovelha. MARA.......... e desse vez, esqui!

Confesso que fiquei meio com medo! Não sou péssima não mas bem iniciante. Tudo deu certo, aos poucos perdi o medo e nem caí... até perder o medo demais... Bom, numa decidinha assim rápida, eu resolvi ir com tudo, e me joguei... até aí, tudo bem. Aré o senhor e o filho adolescente decidirem freiar na minha frente e sem olhar pra trás. O lance é que eu sei freiar, mas cpreciso de uma margem de alguns metros e não foi o caso... Foi um strike total. Eu fui pra um lado, eles pra outro, os esquis voaram, os óculos também... Que beleza! Demorei uns 30 segundos pra levatar porque tinha certeza que tinha quebrado alguma coisa, batido a cabeça...mas não, foi feio mas saímos todos vivos e bem do acidente! E claro né, o senhor que trabalha na cabine logo em frente teve que fazer uma piadinha, e eu ri né, fazer o quê?
Só para terminar as loucuras gratronômicas, eu fiz um risotto delícia na noite de domingo e segunda ficamos por conta de descansar... Esqui destroi!


De volta em Paris, o trabalho voltou e o ano novo foi bem light. Jantarzinho em casa, moqueca de lagosta com meu dendê bahiano e um bom vinho.

Janeiro já esta quase acabando e eu nem vi passar. Aqui em Paris, o frio voltou de vez, sem neve, menos divertido. Mas aproveitei para ver uns amigos, que na época do natal estavam no vortex das comemorações e , portanto, inacessíveis e aproveitamos um pouco dos soldes, a grande promoção bi anual de todo o comércio francês. Como compra esse povo!
Agora vai começar a temporada último semestre do mestrado.... e nem quero pensar nas horas na frente do meu pc. Prefiro escrever neste blog, mais livre, mais feliz!

Espero que vocês estejam todos bem aí no Brasil e que essa chuvada toda não tenha atingido os queridos de vocês. Acompanhei tudo muito alarmada e triste com a impotência do ser humano diante da natureza, da pobreza e da falta de organização do nosso país.

Dêem notícias, mesmo que seja como eu, de vez em quando!

Beisous de Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário